Alunos de Águas Santas vão estar na sessão nacional do Parlamento Europeu dos Jovens

0
133

Nove alunos do 12º Ano da Escola Secundária de Águas Santas venceram a IX Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens que decorreu em Vila Nova de Famalicão. A vitória garantiu aos alunos da Maia a presença na sessão nacional que irá decorrer na Vila de Sintra, nos dias 16, 17 e 18 de Abril.

Para além da escola que representou o concelho da Maia, a sessão contou ainda com a participação de cinco escolas dos concelhos de Viana do Castelo, Marco de Canaveses, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. A Escola Secundária de Marco de Canaveses ficou em segundo lugar.

O grupo de alunos da Escola Secundária de Águas Santas integrou a Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos. Numa intervenção totalmente em Inglês e perante cerca de seis dezenas de pessoas, os alunos falaram sobre qual deverá ser o papel da União Europeia no combate à escravidão moderna e no apoio às vítimas de tráfico humano. “Tiveram um excelente desempenho ao longo dos dois dias de trabalho. O trabalho que eles prepararam e o tipo de respostas com que eles se confrontaram, foi suficientemente válido para o júri considerar que a nossa escola tenha sido a melhor”, elogia António Mário Coimbra, coordenador do projecto Parlamento Europeu dos Jovens.

A sessão final é só daqui a quatro semanas, mas os alunos estão “ansiosos” por começar a preparar a sua intervenção. Mas só o podem fazer quando a organização lhes atribuir o tema, o que deveria acontecer esta quinta-feira. “Querem preparar o trabalho o quanto antes, para irem o mais bem preparados possível e para puderem ter sucesso”, diz o professor, que não esconde a sua confiança na qualidade e capacidade dos seus alunos. “A escola tem um bom nível de alunos, por isso, estamos muito confiantes”, conclui António Mário Coimbra.

Fernanda Alves