Depois de aprovado o projecto de ampliação, pela Câmara Municipal da Maia, o Lar de Santo António, em Gueifães, prepara-se para entregar este mês as especialidades desse mesmo projecto. O objectivo do presidente da comissão directiva do lar, Mário Araújo, é arrancar com as obras em 2009.
Está prevista a criação de mais oito quartos, com capacidade para 16 novos utentes. Vão juntar-se aos actuais 44, perfazendo o número limite de 60 lugares permitido pela Segurança Social. E permitindo dar resposta à lista de espera já existente.
No espaço que já existe, quer também melhorar as condições dos quartos das senhoras. O que está previsto é um projecto de remodelação que permita alargar o espaço disponível, aproveitando as varandas, e criar casas-de-banho privativas.
Ouça as declarações de Mário Araújo:
[audio:MARIO_ARAUJO.mp3]Actualmente, e para além dos 44 utentes do lar, a instituição de Gueifães tem outros 36 no centro de dia e 62 no serviço de apoio domiciliário, que tem vindo a crescer. Aliás, “só não cresceu mais porque não podemos”, justifica Mário Araújo. Seja pelos meios humanos e materiais, seja por questões financeiras. Para já, uma equipa de 12 pessoas (em dois turnos) assegura a esses 62 utentes serviços de alimentação, higiene pessoal e higiene do lar.
Marta Costa
(Notícia a desenvolver na próxima edição de PRIMEIRA MÃO)