Andante reforçado com 36 novas linhas a partir de setembro

0
350
Andante
- Publicidade -

Com o início de um novo ano letivo e com a chegada dos horários de Inverno aos transportes, na segunda semana de setembro, mais 36 linhas rodoviárias passarão a usar o Andante. O sistema intermodal de transportes da área do Porto deve conhecer novos alargamentos até ao final do ano, incluindo a rede de comboios urbanos do Porto a partir de janeiro. Nessa altura entram as estações e apeadeiros de Trofa, Portela, S. Romão, S. Frutuoso, Leandro, Travagem, S. Martinho do Campo, Silvalde e Paramos.

Para já, entram três novos operadores privados. As 36 novas linhas foram selecionadas depois de uma análise à rede de 1283 linhas de 30 operadores. O relatório já foi apresentado no Conselho Metropolitano do Porto. Se tudo correr como previsto, em setembro haverá três operadores privados a aderir ao Andante e mais quatro que reforçam a presença com mais linhas e ajustamentos de percurso.

11 operadores fazem parte do sistema

O sistema tarifário Andante integra já 11 operadores, sendo três públicos (STCP, Metro e CP) e oito privados (Nogueira da Costa, Maia Transportes, Auto Viação Pacence, Gondomarense, Espírito Santo, Moreira Gomes & Costas, Resende e Valpi Bus). As novas linhas pertencem sobretudo à Gondomarense e Auto Viação Pacense (oito cada), seguindo-se a Resende (seis). Segundo o Jornal de Notícias, entram no sistema a Auto Viação Landim, com cinco linhas, a Albano Esteves Martins & Filhos, com duas, e a A. da Costa Reis & Filhos (Espírito Santo), com três.

No entanto, as linhas que passam a fazer parte do Andante são quase todas intermunicipais e, portanto, as integrações são parciais. O Andante pode ser usado numa determinada área do percurso mas não em todo o caminho.

Novas linhas da Maia no Andante a partir de Setembro

  • António da Silva Cruz & Filhos, Ldª. (Maia Transportes) 10 Porto Águas Santas
  • António da Silva Cruz & Filhos, Ldª. (Maia Transportes) 11 Ermesinde São Pedro de Avioso
  • António da Silva Cruz & Filhos, Ldª. (Maia Transportes) 30 Porto Milheirós
  • António da Silva Cruz & Filhos, Ldª. (Maia Transportes) 35 Porto Feira Nova
  • Resende – Actividades Turísticas, SA 130 Aeroporto Custió
- Publicidade -