Animaia e Maia Saúde com espaço próprio

0
149

Já estiveram juntos, mas este ano ganharam espaço próprio. Falamos do Animaia – Festival da Criança e da Maia Saúde, que abriram esta manhã as portas no centro da cidade. Para se prol0ngarem até amanhã.

A primeira paragem dos elementos do executivo da Câmara Municipal da Maia e do presidente da Assembleia Municipal da Maia foi no Parque Central. Apesar do sol escondido e da chuva a ameaçar, por volta das 10h00 eram já muitos os miúdos – acompanhados por adultos – que experimentavam as valências que este ano integram o Festival da Criança. Ali estão os carrosséis, os habituais insufláveis, pedal karts, percursos com póneis e cavalos e as mascotes a circularem pelo recinto, para que ninguém escape à festa.  Em suma, muita diversão, mas com a vertente didáctica não esquecida, estando disponíveis diversos ateliers.

E não só. Depois das demonstrações de dança na abertura oficial do Animaia, o palco montado à entrada do Parque Central vai acolher outras actividades. Hoje, a partir das 16h00, é apresentada a peça de teatro infantil “Superfrutinha”.

Mais rastreios

Este Animaia 2010 funciona hoje e amanhã, entre as 10h00 e as 19h00. Aliás, o mesmo horário de funcionamento da Maia Saúde 2010, este ano, na Praça Doutor  José Vieira de Carvalho. Mesmo em frente à câmara municipal estão representadas cerca de 60 entidades, não só da Maia mas do distrito. Nada mais, nada menos do que o dobro das que marcaram presença no ano passado. Mais stands é, neste caso, sinónimo de maior número e maior diversidade de rastreios gratuitos para a populalção, o público alvo do evento.

Durante os dois dias, quem passar pela praça pode saber como vai a sua visão ou audição, mas também avaliar a higiene oral, o estado dos seus pés ou fazer um rastreio no âmbito da terapia da fala, da tensão arterial, do colesterol, entre muitos outros. Além do diagnóstico, podem tirar dúvidas e obter esclarecimentos através das acções de informação e sensibilização sobre VIH/SIDA, Alzheimer ou Parkinson, cardiologia, nutrição e muitas outras áreas

E porque as preocupações com a saúde e a prevenção devem  começar desde tenra idade, defendeu na inauguração a vereadora Ana Miguel Vieira de Carvalho, estão também representados no Maia Saúde os projectos de saúde escolar desenvolvidos pela Câmara da Maia. Ainda hoje, mas no Auditório Municipal Venepor, faz-se também a Festa da Saúde Escolar 2009/2010, a partir das 21h00.

Marta Costa