Associação de Pais da EB1/JI do Castelo da Maia apresentou exposição sobre biodiversidade num camião TIR

0
360
Foto cedida pela Associação de Pais da EB1/JI do Castelo da Maia
- Publicidade -

A Associação de Pais da EB1/JI do Castelo da Maia promoveu uma iniciativa inédito em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, o Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia e todo o corpo docente e não docente da escola.

“Era uma vez a biodiversidade” foi o tema da atividade que consistiu na construção de uma exposição. O inédito da ideia foi que a exposição foi colocada num camião TIR e este levado para dentro da escola.

A propósito do dia da Terra, do dias 22 e 23 de abril foram preenchidos com esta atividade entusiasmante para crianças e pais.

“Num ano tão difícil para toda a comunidade escolar, com tanto tempo confinados, em que as atividades externas à escola estão interditas, enquanto Associação de Pais tínhamos que fazer alguma coisa”, refere Margarida Cardoso, presidente da Associação de Pais.

Foto cedida pela Associação de Pais da EB1/JI do Castelo da Maia

A ação foi possível, explica ainda com o envolvimento de uma comunidade que se uniu para proporcionar “dois dias diferentes aos nossos meninos, nascendo assim um grande projeto – Era uma vez a Biodiversidade. Aproveitando a importância do Dia Mundial da Terra e dando continuidade ao Projeto da Nossa Escola “Pés na Terra, Mãos à Obra”, a Associação de Pais criou uma exposição sobre rodas (camião Tir) onde estavam representados alguns animais em vias de extinção na Península Ibérica”.

A exposição apelou a uma experiência multi-sensorial, contendo a representação de imagens dos animais e do seu habitat, bem como os sons dos animais e o cheiro habitual da floresta.

Toda a exposição foi pensada tendo em conta as restrições provocadas pela pandemia, tendo havido o cuidado de não haver presença de elementos externos à escola e as visitas foram feitas por uma turma de cada vez, que seguiu um circuito de entrada e saída independentes.

No final foram oferecidos marcadores de livro com os animais representados.

Os pais dizem que foram momentos mágicos para as crianças da EB1 / JI do Castelo da Maia.

Esta atividade foi registada com algumas fotos e com um vídeo que pode ser visto na página do facebook da associação:

- Publicidade -