Associação Jurídica da Maia debate o crédito

0
202

Crédito aos consumidores” é o tema da próxima conferência promovida pela Associação Jurídica da Maia (AJM), com a colaboração da Delegação da Maia da Ordem dos Advogados. O tema será abordado por Fernando de Gravato Morais, no dia 02 de Julho, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, a partir das 18h30.

O orador é professor da escola de Direito da Universidade do Minho e autor de um livro com o mesmo título, editado no ano passado, na sequência da transposição para o direito interno da Directiva 2008/48/CE, de 23 de Abril de 2008. nesta obra, são abordadas temáticas como “informação e práticas anteriores à celebração do contrato de crédito”, “informação e direitos relativos aos contratos de crédito”, “taxa anual de encargos efectiva global” ou “mediadores de crédito”.

Esses mesmos temas deverão ser abordados no Fórum da Maia, nesta conferência dirigida a profissionais da área do Direito – juristas, advogados, magistrados judiciais e do Ministério Público e solicitadores – mas também ao público em geral. Isto porque, “tendo em conta a crise em que estamos, e mesmo sem crise, é um tema que interessa a toda a gente”, considera o presidente da AJM, João Ferreira Pinto:

[audio:CREDITO_AJM.mp3]

Fernando Gravato de Morais poderá ajudar os cidadãos a melhor perceberem aquilo a que se estão a comprometer ao celebrarem um contrato relativo a um crédito. Até porque este profissional do Direito usa uma linguagem “perfeitamente acessível para toda a gente”, assegura João Ferreira Pinto, em vez de recorrer à linguagem jurídica que, “às vezes, é muito fechada e muito difícil de decifrar”. Daí o apelo à participação de todos os consumidores interessados, em especial, aqueles que “têm problemas com as instituições de crédito”.

Marta Costa