Ateliers de Natal na Quinta da Gruta

0
122

O Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta recebe, por estes dias, mais uma edição dos ateliers de Natal.

Estão abertos à participação de grupos de alunos organizados, instituições e famílias, que previamente têm de se inscrever, gratuitamente. Podem participar em várias actividades de reciclagem e reutilização de materiais relacionados com a temática do Natal.

Os ateliers decorrem até o dia 30 de Dezembro, com excepção da véspera e dia de Natal, passados dias 24 e 25, entre as 09h00 e as 17h30. De acordo com Marta Moreira, coordenadora do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, a iniciativa teve “grande procura”.

Na semana passada, o complexo recebeu a visita de um grupo de 70 escuteiros, que tiveram a oportunidade de visualizar um filme sobre a importância da reciclagem dos materiais e participar na elaboração de um conjunto de trabalhos natalícios.

“Podem aproveitar para fazerem as prendinhas de Natal que irão oferecer aos amigos, pais e familiares”, referiu Marta Moreira. Objectos feitos a partir de materiais que, muitas vezes, acabam por ir para o lixo, como caixas de cereais e bolachas, pacotes de leite e couvetes. “Antes de colocarmos no ecoponto, podemos aproveitar um conjunto de materiais para enfeites da árvore de Natal, como as bolinhas que são feitas a partir dos pacotes de leite, uma árvore de Natal a partir de uma revista, e quadros com as embalagens da carne”, exemplifica. Tudo depende da imaginação de cada um.

Esta é uma forma diferente de os mais novos ocuparem os seus tempos livres nas férias escolares. E uma boa alternativa para os pais, que nesta altura, não sabem onde deixar os filhos. Embora sejam mais os ATL e grupos de escuteiros a participarem nestas iniciativas, começa também a haver um maior interesse por parte das famílias. “Sabemos que durante o período de férias escolares há pais que têm alguma dificuldade na inserção das crianças numa ou outra actividade. E nós aqui podemos proporcionar isso”, salientou a coordenadora do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta.

FA