Autarquia da Maia renova programa de controlo de gatos errantes

0
191
Gato_imagem de arquivo
- Publicidade -

A Câmara da Maia resolveu esta semana renovar o protocolo com a associação Animais de Rua, no âmbito do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver.

A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho, para além de ser prejudicial ao seu bem-estar, causa vários problemas associados à reprodução descontrolada, ao ruído, aos odores e aos focos de insalubridade.

Perante esta realidade, em setembro de 2019, a Câmara da Maia assinou um Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação “Animais de Rua” para a implementação e gestão do programa CED.

A autarquia reconhecia a vantagem de apoiar formalmente e financeiramente um trabalho específico e meritório de uma instituição que conhece e domina as melhores práticas no contacto com os animais.

A vereadora do Ambiente, Marta Peneda, anuncia que foi aprovado em reunião de Câmara, por unanimidade do executivo, um novo contrato para “dar seguimento ao bom trabalho efetuado”.

A autarca divulga também que, desde a formalização do acordo com a Animais de Rua, em setembro de 2019, já foram “esterilizados 585 felídeos de mais de 50 colónias espalhadas por todo o concelho”.

De acordo com Marta Peneda este foi um trabalho que teve “excelente reporte pelos nossos munícipes”.

- Publicidade -