Binómio homem/cão da Maia já foi accionado pela GNR

0
210
imagem do Facebook K9H-CIOPS

Nos dias 1 e 2 deste mês o binómio Manuel Neves/Sylar prestou provas de certificação e já foi chamado para uma operação ontem, dia 6, em Vila Real.

A Maia já tem um binómio homem/cão em condições de ser accionado pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), nas buscas em grandes áreas com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR.

A Associação K9H-CIOPS, Organização de Voluntariado em Proteção Civil, reconhecida pela ANEPC, através da Unidade Cinotécnica (UK9) da Força de Busca e Salvamento CIOPS esteve presente no dia 1 e 2 de outubro na Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, Queluz, que através do Grupo de Intervenção Cinotécnica e após prestar as provas de certificação, concluiu com sucesso a Certificação de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A bolsa de voluntários tem o objetivo de preparar e qualificar equipas cinotécnicas civis já existentes, no sentido de trabalharem em conjunto com a GNR. A Associação K9H-CIOPS – Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro é uma associação sem fins lucrativos constituída em 19 de fevereiro de 2014, com sede na Cidade da Maia.

A partir de agora o Binómio constituído pelo Operacional da CIOPS Manuel Duarte e o cão operacional Sylar estão integrados numa base de dados em condições de serem acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), nas buscas em grandes áreas com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.

A Associação K9H-CIOPS anuncia ainda com orgulho que a sua Unidade Cinotécnica (UK9) da Força de Busca e Salvamento foi no dia de ontem ativada pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Guarda Nacional Republicana, para integrar as equipas de Busca e Salvamento da GNR que hoje iriam operar na aldeia de Agarez, Vila Real pelo motivo de desaparecimento de homem idoso com 86 anos.

Após a colocação das equipas cinotécnicas no terreno «rapidamente foi encontrado o Senhor Urbano com vida e prestado o socorro imediato até à chegada de assistência diferenciada», informa ainda a associação k9H-CIOPS na sua página social.