Bolsa de estudo entregue amanhã

0
91

Vera Patrícia Machado Oliveira terminou o ensino secundário com uma média final de 19 valores. O esforço valeu-lhe agora a atribuição da Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, no valor de mil euros, atribuída pela Santa Casa da Misericórdia da Maia (SCMM). O montante destina-se a apoiar os estudantes no pagamento das despesas inerentes ao ingresso e frequência do ensino superior.

A entrega, simples e não com cerimónias especiais, está marcada para amanhã, no final da assembleia geral da instituição. A mesma reunião em que será discutido, e aprovado, o Plano de Actividades e o Orçamento para 2009.

Este ano, o da segunda edição da bolsa, foram oito as candidaturas entregues até 27 de Outubro, embora tenham chegado outras já depois de terminado o prazo. A decisão foi tomada na reunião seguinte da Mesa Regedora, “ponderando a valia curricular académica e a capacidade financeira dos candidatos”, pode ler-se no site da SCMM.

Os mesários decidiram ainda atribuir duas menções honrosas, no valor de 500 euros cada, a Ana Catarina Ferreira Campelo e a António Carlos Rego Gomes (ambos com média final de ensino secundário de 17 valores).

Sendo certo que a atribuição desta bolsa se traduz numa homenagem aos estudantes do concelho, “que muitas vezes com muitas dificuldades económicas e não só, conseguiram ultrapassar”, este não é o principal objectivo. A provedora da Santa Casa, Lurdes Maia, sublinha que o intuito é “homenagear o Prof. Vieira de Carvalho, como pessoa, como professor, como provedor da Santa Casa”.

Ouça as declarações da provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Lurdes Maia:

[audio:BOLSA_SCMM.mp3]

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição de hoje de Primeira Mão)