Câmara da Maia é a quarta do país com melhor presença na internet

0
215

A Câmara Municipal da Maia é a quarta autarquia de todo o país com melhor presença na internet. Um estudo do Gávea – Observatório da Sociedade de Informação da Universidade do Minho – coloca o município da Maia como um dos mais transparentes.
 
Numa análise mais pormenorizada, verifica-se que a Maia ocupa o segundo lugar nos grandes municípios (mais de 100 mil habitantes) e é a melhor classificada na Área Metropolitana do Porto.
 
A posição do município da Maia neste ranking assume mais importância tendo em conta que no último estudo (2016) ocupava o lugar nº 292 entre as 308 câmaras do país.
 
“A Câmara Municipal da Maia tem vindo a fazer um esforço continuado de comunicação no sentido da transparência e da promoção da participação dos cidadãos no governo do município. O 4º lugar do município da Maia neste ranking elaborado por uma entidade de grande credibilidade científica é um posto que nos orgulha e que nos motiva para fazermos mais e melhor”, afirmou António Silva Tiago, o presidente da Câmara, quando instado a comentar o ranking agora apresentado.
 
Os autores do estudo relevam os “esforços generalizados pela desmaterialização, desburocratização e simplificação dos processos da Administração Pública, bem como pela multiplicação de modalidades de participação eletrónica”.
 
No estudo, que visa conhecer o estado do e-Government a nível local, foram analisados quatro critérios da presença das Câmaras Municipais na internet, nomeadamente os conteúdos das páginas web, a sua acessibilidade e navegabilidade, os serviços que disponibiliza online e as ferramentas para a participação dos cidadãos.
 
A Câmara Municipal da Maia destacou-se fundamentalmente na disponibilização e atualização da informação e nos canais de contacto direto, transparência e dados abertos, bem como nas iniciativas para fomentar a participação dos munícipes.