Câmara da Maia lança conjunto de debates online sobre Escola do século XXI

0
252
foto de arquivo

“Escola XXI em 61 minutos” traz à conversa especialistas da Educação em Portugal.

No próximo dia 28, pelas 21h00, a Câmara Municipal da Maia, em colaboração com o SincLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, lança o debate virtual “A Escola XXI em 61 minutos”.

Este evento online apresentará um ciclo de 6 webinars ao longo dos próximos 5 meses, de janeiro a junho de 2021. O seu principal objetivo é acrescentar valor ao debate público, e especificamente entre os parceiros da comunidade educativa do concelho da Maia, sobre os mais diversos temas de âmbito escolar. 

A primeira conversa terá como tema central o Tempo das Crianças – “Quanto tempo o tempo tem? O uso do tempo das crianças.”, cujo orador convidado é Vítor Teixeira, Professor na Universidade de São José em Macau, Psicólogo, investigador e membro da “IATUR – International Association for Time Use Research”. A moderação ficará a cargo de Miguel Borges, Professor do Ensino Básico e investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

“A Escola XXI em 61 minutos” traz à conversa algumas das mais reputadas referências nacionais no âmbito da educação para o futuro e do pensamento estratégico consertado nesta área, princípios que se fundem nos objetivos previstos no projeto INEDIT MAIA – Inclusão Pela Educação. Investimos em Ti, que se desenvolve no concelho maiato desde outubro de 2018.

O INEDIT MAIA ambiciona conhecer a realidade socioeducativa local, assente num “modelo de recolha e análise” integrando os múltiplos interlocutores educativos, servindo de suporte à definição de políticas locais no domínio da educação, numa perspetiva de combate ao insucesso escolar.

Este plano de atuação visa ainda, através de momentos de partilha, informar e esclarecer sobre temas diversos e atuais, desconstruindo mitos e representações sobre a escola, a educação e as crianças.

Os oradores e moderadores convidados para as conversas distinguem-se ao nível local e nacional pela sua vasta experiência na intervenção junto das comunidades em destaque e das crianças e jovens em particular.

Serão exatamente 61 minutos de conversa que se iniciarão pelas 21h00 do dia 28.

A iniciativa é gratuita e aberta a todos os que pretendam assistir. Para se inscrever, deverá preencher o um formulário online em: https://forms.gle/4CkvZYBsi6iWm9X26.