Câmara inaugura Terreiro de Gueifães remodelado

0
390
- Publicidade -

Esta sexta-feira, dia 26, pelas 21h00, a Câmara Municipal da Maia inaugura a requalificação urbanística do Terreiro de Gueifães.

A intervenção teve um valor de 190 mil euros. «Considerando a evolução do espaço do Terreiro ao longo do tempo, que tem como elemento central o seu cruzeiro, entendeu-se considerar ser esta a referência principal neste projeto e manter o eixo de ligação entre este objeto religioso e a antiga Igreja de Gueifães.

O restante projeto desenvolve-se a partir deste elemento central, com a introdução de amplas áreas pavimentadas, com a construção de um palco exterior polivalente, e reorganizando os seus acessos, nomeadamente os acessos ao edifício da antiga Junta de Freguesia, agora polo da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e ao polo cultural Escola Príncipe da Beira», refere a autarquia.

A pavimentação foi substituída por outra de maior qualidade, arranjaram-se os passeios e corrigiram-se os pontos de acessibilidade. Também foram criadas zonas ajardinadas (relvaods, canteiros floridos) enquadradas com as árvores de grande porte existentes e com bancos para espaço de lazer e estar.

Centro Cívico por excelência, o designado Terreiro de Gueifães é um jardim público onde se festejam as romarias de Nossa Senhora da Saúde e de S. Faustino, sendo palco dos cortejos religiosos.

Por tradição, desenvolvem-se também aqui eventos de música e folclore, com destaque para os eventos organizados pela emblemática Banda Marcial de Gueifães, fundada em 1837.

Angélica Santos

- Publicidade -