Campanha sensibilização da Lipor para a reciclagem passou na Maia

0
90

“Sabem separar o lixo? Sim. Sabem as cores do ecoponto” Sim! O que se coloca no amarelo? Plástico e metal. E no Azul? Papel e cartão e jornais E no verde? O vidro. E no pequenino? As pilhas”. Estava assim dada a explicação inicial a uma das turmas da escola EB1/JI do Castelo da Maia que, na sexta-feira de manhã, visitou o camião Road-Show da Lipor, no âmbito da campanha de comunicação e sensibilização para a separação de resíduos para reciclagem.

O camião Road-Show da Lipor passou na semana passada no concelho para sensibilizar a população para as questões da reciclagem. Na quinta-feira, esteve junto à escola EB1/JI Maia Sede, na sexta-feira junto às escolas EB1/JI e EB 2,3 do Castelo da Maia e no sábado estacionou na Praça do Dr. José Vieira de Carvalho, já com o objectivo de chegar não só aos mais novos mas a toda a família. “A ideia é tentar esclarecer as crianças relativamente à separação dos lixos, tentar explicar qual é o funcionamento e a dinâmica, o que se passa num centro de triagem”, explicou Adriana Pereira, supervisora da campanha.

O camião Road Show está preparado com jogos interactivos para testar os conhecimentos dos mais novos e para os ajudar a perceber a reciclagem. “Isso permite muito interagir com elas e captar a sua atenção”, acrescenta.

De acordo com Adriana Pereira a receptividade elas “tem sido bastante boa”, até porque nota que “elas já têm bastante preparação no que toca à separação do lixo porque já na escola os professores incutem muito isso e eu faço sempre uma abordagem para saber o que elas sabem ou não e normalmente elas sabem como separar os lixos para reciclagem”, explica.

A mensagem da campanha centra-se no reforço das regras de separação multimaterial, induzindo a população a utilizar o ecoponto. Por outro lado, centra-se também na preocupação de reforçar convicções e alterar percepções. A Lipor ressalva ainda que muitos cidadãos já separam. E é com esse exemplo positivo que pretendem motivar os outros para que “se sintam motivados para aderir”.

O Road Show da Lipor é um “Veículo CarbonoZero” significando o assumir voluntariado da LIPOR, da sua responsabilidade sobre as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associadas à utilização do veículo, e o compromisso de realizar a quantificação e compensação das mesmas e, por esta via, anular o seu efeito no clima.

A campanha que está na estrada representa um esforço de investimento e uma aposta que a LIPOR e os municípios associados assumem, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem, bem como melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Foi objecto de um concurso público com publicidade internacional no valor de 415 mil euros, sendo co-financiada em 50 por cento pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

A campanha dirige-se à população dos oito municípios da LIPOR (Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Gondomar, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Espinho) e decorrerá em duas fases distintas. Por isso, da Maia a campanha seguiu, esta semana, para os concelhos de Gondomar e Valongo, mais dois municípios associados da Lipor. A primeira fase da campanha decorre entre os meses de Novembro e Dezembro, contemplando outras acções de proximidade com os cidadãos. A segunda fase vai decorrer em Janeiro e contempla um reforço de comunicação nos meios.

Isabel Fernandes Moreira