Castelo da Maia: criado corredor de trânsito exclusivo para deixar alunos nas escolas

0
297
foto CMM

A partir de hoje, dia 12, os pais dos alunos das Escolas Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária do Castelo da Maia passam a ter ao seu dispor um corredor de trânsito exclusivamente para parar e deixar as crianças na porta das escolas.

«O objetivo é aumentar a segurança e acessibilidade dos alunos e, ao mesmo tempo minimizar o impacto no trânsito da Via Diagonal da Maia e combater o hábito de estacionamento em segunda fila», informa a Câmara da Maia em nota publicada no seu site.

Este corredor, situado na Via Diagonal, visa a melhoria das condições de segurança rodoviária junto às escolas, sobretudo nas horas de ponta e consiste numa via dedicada e reservada que permite a largada de passageiros, de forma segura e rápida.

A paragem deverá ter uma duração breve, que permita a saída dos alunos e pertences no mais curto espaço de tempo possível, sem que o condutor desligue o motor, garantindo a reserva do lugar para o veículo seguinte.

O corredor está devidamente sinalizado e pintado de azul para que surta maior efeito nos automobilistas e a sua função seja bem percetível.
De igual forma, e com o mesmo objetivo de melhorar a segurança e fluidez do trânsito de peões e veículos, na mesma zona, a Rua Profª Idalina Santos Quelhas recebeu uma faixa dedicada de BUS (permitindo, porém 2 sentidos).

A autarquia, através dos seus serviços, garante a permanente monitorização da solução inovadora, de modo a aferir no terreno a sua eficácia.