Código de conduta para bombeiros

0
238

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) criou um código de conduta. A proposta foi apresentada, e aprovada, no 40º Congresso da LBP, em Outubro. E merece comentários distintos das corporações de bombeiros do concelho da Maia.

Presente em grande parte do congresso, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia considera os códigos de conduta uma “necessidade social”, seja qual for a actividade. Acredita Manuel Carvalho que estes documentos são o garante de maior qualidade no exercício de qualquer função. Por isso, destaca os princípios em que assenta o proposto código de conduta para os bombeiros.

Ouça as declarações de Manuel Carvalho:

[audio:PRINCIPIOS_CONDUTA.mp3]

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços lamenta que haja ainda pouco esclarecimento e muitas indefinições em torno do código de conduta. Ainda assim, Domingos Brites admite que poderá conduzir a uma organização mais operacional.

Ouça as declarações de Domingos Brites:

[audio:PEDROUCOS_CONDUTA.mp3]

Na antevisão do congresso, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, sublinhou que o objectivo do código de conduta é criar um instrumento que sirva para “dignificar” a função e que seja também “um referencial ético” que mostre a quem exerce a função quais as normas e preceitos associados a esse exercício.

Marta Costa