Centro de Saúde da Maia tem casa nova

0
422

O Centro de Saúde da Maia já está nas novas instalações, na Avenida Luís de Camões, em Vermoim, em frente às escolas e junto à área desportiva. 
Ocupa um edifício construído pela Câmara Municipal da Maia, para fins desportivos, que acabou por ser adaptado a centro de saúde, através de um protocolo entre a autarquia e o Ministério da Saúde. Tem três pisos.
No primeiro encontram-se os serviços do centro de saúde, juntamente com a extensão de Vermoim que tinha apenas uma médica. No segundo piso está a recém-criada Unidade de Saúde Familiar (USF) Odisseia. No terceiro piso, estão disponíveis outros serviços, como a consulta de psicologia e nutricionismo.

A mudança de instalações veio contribuir para uma melhoria das condições de trabalho dos seus profissionais e prestação dos cuidados de saúde primários.

Nas antigas instalações permanecem ainda alguns serviços, nomeadamente o SASU, por falta de espaço nas novas instalações, de acordo com a directora Luísa Fontes.

Dentro de aproximadamente dois meses, espera-se que a abertura da USF Odisseia contribua para uma redução dos utentes sem médico, em cerca de quatro mil utentes. A USF aguarda pela chegada de mais dois médicos. Mais de sete mil utentes permanecerão sem médico de família.  

Oito médicos e oito enfermeiros propõem-se a cobrir cerca de 14 mil utentes, na nova unidade de saúde familiar.

31 mil utentes permanecerão no antigo modelo de gestão do centro de saúde da Maia.

Fernanda Alves

Ouça as declarações da directora do CS da Maia, Luísa Fontes.