Centro de Vacinação da Maia já funciona em pleno na Junta de Gemunde (Castelo da Maia)

0
838
foto A Santos
- Publicidade -

O Secretário de Estado da Mobilidade visitou esta manhã de terça-feira o Centro de Vacinação Covid-19 da Maia, em pleno funcionamento.

Desde o fim de semana que está a inocular pessoas na Junta de Freguesia de Gemunde (Castelo da Maia). Já foram administradas vacinas a profissionais de serviços essenciais e de segurança. Passaram pelo Centro de Vacinação Covid19 agentes da PSP, GNR e ainda Bombeiros e Cruz Vermelha do concelho da Maia, adiantou a vereadora da Saúde da Câmara da Maia.

Emília Santos apontou ainda que ainda não foram vacinados os agentes da Polícia Municipal e o pessoal da proteção Civil concelhia por não estarem abrangidos, em termos legislativos, pelos critérios de risco para o Plano de Vacinação anti-Covid19.

Mas esta manhã foi um dia de estreia para a população maior de 80 anos, cuja fase de vacinação deveria ter começado no dia 8 de fevereiro. O certo é que devido ao atraso global da disponibilização de vacinas para Portugal pelos laboratórios fabricantes, só agora foi possível avançar com a administração da vacina anti Covid19 aos maiatos.

Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, mostrou-se “satisfeito” por avançar finalmente esta fase de vacinação aos maiores de 80 anos no concelho, assegurando que a autarquia e as Juntas de Freguesia tudo acautelaram para que todos os utentes possam ter acesso a este equipamento.

Para assinalar a abertura, o secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro, acompanhado do presidente e vice-presidente da Câmara da Maia, visitou as instalações da Junta de Castelo da Maia (polo de Gemunde), cujo executivo disponibilizou parte do rés-do-chão e o 1º andar para: receção, sala de espera, gabinetes de vacinação, armazenamento da vacina e sala de recobro de utentes.

Eduardo Pinheiro referiu que este espaço é “um prolongamento do espaço do SNS, em colaboração com as autarquias, como tem sido habitual”. Em relação ao ritmo de vacinação, em concreto na Maia, acredita que se está a decorrer dentro “daquilo que estava previsto, numa média de 250 pessoas por dia”.

Áudio: secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro

O governante afirmou compreender que “existe alguma ansiedade, algo natural em todos nós, para que possamos todos regressar à normalidade, mas até lá, devemos continuar a tomar todos os cuidados necessários como o uso da máscara e o distanciamento necessário”.

Nesta visita estiveram ainda Carlos Nunes, presidente da ARS Norte, o delegado da Delegação da Cruz Vermelha da Maia e o presidente da Junta de Freguesia do Castelo da Maia.

O Centro Vacinação Covid-19 da Maia é uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a ARS-Norte, estando prevista a inoculação diária de 360 utentes.

A infraestrutura é possível também graças aos apoios da Cruz Vermelha concelhia e da Junta de Freguesia do Castelo da Maia, esta última que cedeu o espaço.

O presidente da Junta do Castelo da Maia, Manuel Azenha, afirmou que aderiu por completo à instalação desta estrutura, preparando em termos logísticos a sede da Junta de Gemunde, para o que foi preciso realizar “pequenas obras de adaptação de diferentes espaços”.

Por seu lado, o Município dotou esta infraestrutura com todo os meios, assumindo deste modo quer o apetrechamento logístico e de segurança, quer a cedência de recursos humanos.

A Cruz Vermelha Portuguesa colabora no transporte de utentes, bem como cada uma das 10 Juntas de Freguesia do concelho da Maia.

O Centro de Vacinação Covid19 Maia está a funcionar das 8h00 às 20h00 diariamente com dois turnos de 2 médicos e 16 enfermeiros em cada. Além disso, a Câmara da Maia disponibilizou recursos logísticos, financeiros e humanos de apoio.

Estiveram presentes só nesta manhã de terça-feira 10 técnicos, assistentes operacionais e motoristas da autarquia para auxiliarem os utentes com problemas de mobilidade e transporte.

- Publicidade -