Certificação da produção biológica na Quinta da Gruta

0
373
Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta
- Publicidade -

O Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta acaba de ver renovada a certificação em modo de produção biológico. Os diplomas de certificação, pela empresa SATIVA, já foram apresentados ao executivo municipal da Maia. Na última reunião de Câmara, o presidente Bragança Fernandes deu conhecimento aos vereadores desta certificação e deu os parabéns à Quinta da Gruta e sua equipa pelo “bom trabalho que tem vindo a realizar na área ambiental”.

A empresa SATIVA está acreditada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação como organismo de certificação para o modo de produção biológico, entre outros processos produtivos. O Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta é uma infraestrutura municipal, propriedade da Câmara Municipal da Maia, e a partir da qual se realizam diariamente várias atividades práticas e teóricas subordinadas a diferentes temáticas ambientais.

O modo de produção biológico é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais.

Escola de Educação Ambiental

O novo diploma vem reforçar a garantia de qualidade e o rigor do modo de produção biológico do complexo da Quinta da Gruta, com uma área total de 2,2 hectares. A partir do edifício da Escola de Educação Ambiental, desenvolvem-se várias atividades dirigidas a diferentes públicos: estabelecimentos de ensino, seniores e famílias. Com um leque de atividades diversificado, no local, é possível confecionar pão caseiro, bolachas com plantas aromáticas, degustar uma sopa feita com legumes biológicos, observar microrganismos no microscópio, alimentar os caprinos e ovinos da quinta, colaborar na tosquia dos animais, participar em atelier´s de reutilização de materiais, entre um conjunto de outras diversas atividades.

As hortas biológicas, por sua vez, assumem na Quinta da Gruta enorme importância, quer como complemento essencial para o desenvolvimento das diversas atividades de educação ambiental, desde logo relacionadas com a temática da compostagem e da agricultura biológica, quer também pela sua relação com a alimentação saudável. As hortas consubstanciam-se, ainda, como um recurso biológico para a concretização de atividades laboratoriais sobre a biodiversidade ou a fertilidade do solo, integrando-se as mesmas de forma muito harmoniosa na paisagem integral da quinta.

Na Quinta da Gruta pretende-se ainda dar o exemplo à comunidade, promovendo os princípios básicos da sustentabilidade ambiental através da produção certificada de alimentos biológicos.

Visitas ao complexo ambiental

O Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta está aberto todos os dias do ano para visitação livre, funcionando com atividades de educação e sensibilização ambiental de 2.ª a 6.ª feira – com marcação prévia através do telefone n.º 22 9867180 ou por email para quintadagruta@cm-maia.pt

- Publicidade -