Chapéus… houve muitos na EB1/JI de St. Cristina

0
303
prevenção solar nas escolas da Maia
- Publicidade -

As crianças são um importante veículo para transmitir as mensagens aos adultos, por isso o Programa Municipal de Saúde Escolar da Maia leva a prevenção às escolas e, desta maneira, também sensibiliza o público adulto para questões como os cuidados a ter com a exposição ao sol – o Projeto de Prevenção Solar.

A manhã do dia 13 de abril foi muito animada na escola EB1/JI de Santa Cristina com uma atividade lúdico-didática, em que a conhecida frase “Chapéus há muitos…” se poderia aplicar – um desfile de cerca de 100 chapéus. A ação contou com a presença da estilista Katty Xiomara, madrinha do projeto.

Xiomara foi júri de um desfile com cerca de 100 crianças, acompanhadas pelos respetivos pais, e referiu que “foi uma decisão difícil escolher os cinco chapéus vencedores por cada turma”.

A estilista sublinhou que “é de pequenino que se torce o pepino” sendo com brincadeiras a melhor forma de os mais pequenos “assimilarem coisas sérias”.

A mensagem de Katty Xiomara foi muito simples para um “encontro fantástico entre pais e filhos”: “Vamos cuidar de nós, vamos proteger-nos, usar o protetor solar, usar as roupas certas, cobrindo a nossa pele o quanto baste; usar o chapéu e os óculos de sol, percebendo que não se trata apenas de uma questão de moda, mas também de um cuidado pessoal de saúde, que, hoje em dia, temos que ter cada vez mais”.

A Câmara da Maia tem, desde há 11 anos, um projeto de Prevenção Solar, que se chama “Com sol no coração vamos ter precaução”. Tal como em anos anteriores, nesta manhã na EB1/JI de St. Cristina, realizou-se um desfile de chapéus, concebidos pelos pais, que também desfilaram com os seus filhos.
Foi o “dia especial”, concedido apenas a uma das 20 escolas do concelho que participam do projeto ao longo do ano letivo. O objetivo é passar a mensagem da Prevenção Solar, tendo nesta atividade sido escolhida uma das formas de nos protegermos dos raios solares, o uso do chapéu.
No âmbito do projeto trabalham 20 turmas, que têm sessões com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e com a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria.
Além desta iniciativa, dedicada aos jovens, a Câmara Municipal da Maia colocou em prática, no dia 11, o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+, com atividades dedicadas aos seniores do concelho.
Na EB1/JI Monte das Cruzes, juuntaram-se crianças e idosos, numa experiência fotográfica conjunta. As instituições envolvidas foram a Casa de Milheirós, uma instituição da Santa Casa da Misericórdia da Maia, e a Escola EB1/JI de Monte das Cruzes. O resultado final da sessão fotográfica, que reuniu gerações, vai estar em exposição no mês de julho.

- Publicidade -