Clube Maia Sénior encerra época a caminhar no Parque de Avioso

0
205

Como forma de encerrar as actividades desportivas, os utentes do Clube Maia Sénior realizaram, recentemente, passeios no Parque de Avioso, em S. Pedro de Avioso. Foi também uma forma de dar a conhecer um espaço propício ao desporto e ao lazer. “Damos um pequeno passeio pelo parque, tomamos um café, descansamos e convivemos”, conta José Alberto, do pelouro do desporto da Câmara Municipal.

O lema é “Desporto para Todos” mas o objectivo, explica José Alberto, é também proporcionar alguns momentos de convívio à comunidade sénior da Maia. “É um projecto que nós temos que é muito interessante, este ano, já ultrapassamos a barreira dos 1500 alunos inscritos, tem sido um crescendo fantástico de ano para ano e sem dúvida que a prática física é muito importante em qualquer idade, no entanto, nesta idade verifica-se que além da prática física há uma criação de laços sociais, o que faz este um projecto muito interessante”, sublinha.

Actualmente, os alunos do Clube Maia Sénior tem à sua disposição seis modalidades – hidroginástica, educação física, boccia, hidroterapia, dança de salão e tai chi chuan. A que tem esgotado com mais rapidez é a ginástica oriental, afirma José Alberto. “Todas elas são muito procuradas, mas o tai chi é a que mais rapidamente esgota, ao terceiro dia de inscrições esgota”.

A caminhada não custou nada a Maria Carolina Carneiro e a Rosa Maria Ferreira. Até porque o tempo fresco sentido na segunda-feira, ajudou a que assim fosse. Juntas, sentadas a descansar, depois da caminhada partilham alguns momentos e um desejo comum: que o presidente continue no poder por mais uns bons anos. “Oxalá o presidente dure muitos anos para a gente aqui andar”. É que “pode vir outro que nos tire isto, que nos faz muita falta, que seja diferente”.

Maria Carolina, de Moreira da Maia, pratica tai chi chuan e natação, duas vezes por semana, e vai continuar enquanto a saúde o permitir. “Acho muito bem, isto é um entretimento para nós, faz-nos bem, ajuda-nos a distrair umas com as outras e a conversarmos e a passar o tempo porque estamos reformadas e não temos mais nada que fazer”.
Já Rosa Maria Ferreira, Nogueira da Maia, é uma adepta fervorosa da iniciativa. Pratica desporto cinco dias por semana, dividindo-se entre tai chi chuan, hidroginástica, hidroterapia e ginástica. Gosta de tudo, mas a sua preferência vai para a hidroginástica e a ginástica “porque dá para mexer mais”.
Esta utente reconhece que a actividade física também a veio ajudar a ter mais qualidade de vida. “Eu sofria dos joelhos, até andava com uma bengala e agora já não preciso dela. É muito bom, para nós que somos sozinhas e assim convivemos umas com as outras, saímos de casa”.

No final da caminhada, depois de uma pausa para descansar alguns dirigiram-se ao autocarro para regressar a casa, outros ficaram pelo parque para aproveitar o bom tempo e fazer um piquenique.
Seguem-se uns dias na praia e depois, férias. As inscrições para o próximo ano decorrem entre os dias 12 e 16 de Setembro. Entre 18 e 21 aceitam-me primeiras inscrições.

Isabel Fernandes Moreira