Câmara da Maia propõe ligação do Ramal de Leixões à Linha Amarela do Metro

0
216

Na sequência do anúncio do novo projecto para a reactivação do transporte de passageiros no Ramal de Leixões da CP ligando à estação de Ermesinde, no concelbo de Valongo, atravessando duas das mais importantes freguesias do concelho da Maia: Águas Santas e Pedrouços, a Câmara Municipal da Maia vem agora propor a criação de duas estações e uma ligação à linha amarela do metro do Porto.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, aplaude esta ligação de passageiros. “É uma boa iniciativa mas o que eu acho é que devia ter mais duas estações intermédias”. No entanto, recorda que a edilidade foi quem iniciou o projecto mas depois “não foi mais ouvida”. “E é uma pena porque se tivéssemos sido ouvidos teríamos pedido para fazer estas duas estações”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Maia, o Ramal de Leixões ao entrar no concelho da Maia através da freguesia de Pedrouços, no lugar das Arroteias, aproxima-se da Linha Amarela do Metro. Por isso mesmo, a edilidade “entende ser fundamental aproveitar a proximidade para criar uma ligação comum”.

Na freguesia de Águas Santas, Bragança Fernandes entende que seria “fundamental criar a estação do Meilão” e recuperar o apeadeiro do Lidador, permitindo desta forma criar um transporte público alternativo em zonas onde vivem largas dezenas de milhares de pessoas, com escolas e onde o Metro ainda não chega”.

Ouça as declarações de Bragança Fernandes:[audio:BF_RAMAL_LEIXOES.mp3]

Isabel Fernandes Moreira