Completam-se hoje cem anos após o nascimento do compositor, pianista e pedagogo, Eurico Thomaz de Lima, um dos grandes vultos da Música e da Cultura Portuguesa do século XX.
O compositor viveu na Maia, mais concretamente em Vermoim, os últimos vinte anos da sua vida, durante os quais teve uma intensa actividade profissional, no âmbito pedagógico e artístico, com uma relevante produção artística.
A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, vai levar a efeito um programa comemorativo do primeiro centenário do seu nascimento que será marcado com a inauguração de uma das mais longas e amplas avenidas novas da cidade, situada na freguesia de Vermoim, onde o compositor está sepultado, e com o lançamento de um álbum discográfico, em CD, com algumas das mais belas obras do compositor, para canto e piano, interpretadas pelo soprano, Sara Braga Simões e pelo pianista, Luís Pipa.
A inauguração da Avenida de Eurico Thomaz de Lima está marcada para as 14h30 e o lançamento do CD, para as 15h30, no salão Nobre dos Paços do Concelho.
Victor Dias