Combater a gripe com o estômago

0
152

Em tempo de gripe todo o cuidado é pouco. E a pensar nisso, a Câmara da Maia levou a cabo uma acção de sensibilização dedicada à população mais envelhecida do concelho. No 16º andar da Torre Lidador, os seniores maiatos ficaram a saber qual é a alimentação correcta para evitar e combater a gripe, que ataca em força durante esta altura do ano.

 

Várias alunas da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto instruíram, sob supervisão do docente Pedro Graça, os elementos mais idosos da Maia para uma alimentação saudável, mas não só: não foram esquecidas as práticas de higiene que nos podem parecer básicas, mas que, muitas vezes, são esquecidas. E é esse o primeiro passo para evitar as tão indesejadas doenças. Os mais velhos aprenderam também o que comer e o que não comer em tempos de contrariedades de saúde. Depois da teoria, vem a prática. As acções de sensibilização não foram fuga à regra e foi também servido um lanche saudável, antecedido por um rastreio nutricional gratuito.

Foi este o programa da actividade "Alimentação do Sénior em Tempos de Gripe", organizada pela Câmara da Maia em parceria com a Universidade do Porto. A acção de sensibilização parte de "uma preocupação muito premente com a população", que é "ainda mais justificável neste tempo de problemática gripal", considera o vereador do pelouro da Saúde da Câmara da Maia, Nogueira dos Santos. O autarca considera ainda que "a gripe é um problema actual, um problema que acomete a população em geral e é importante, numa área como a população mais idosa, termos a oportunidade de disseminar noções sanitárias para a prevenção da gripe, mas também juntar noções de como se devem alimentar para terem mais defesas e mais protecção no dia-a-dia". E em caso de doença, as acções de formação também "dão a conhecer o tipo de alimentação para que a gripe seja eliminada o mais rapidamente possível", acrescenta Nogueira dos Santos.

A população mais envelhecida está exposta ao risco da gripe, assim como os mais novos. A Câmara Municipal da Maia tem levado a cabo várias acções, com maior relevo na comunidade escolar e nas actividades do Clube Maia Sénior. Mesmo assim, Nogueira dos Santos garante que a preocupação da autarquia se estende "a toda a comunidade maiata, desde os mais pequenos aos mais idosos, há a tentativa de promover acções tendo em vista um estilo de vida mais saudável".

Como metas destas iniciativas, Nogueira dos Santos salienta a importância de "cada vez mais, termos cidadãos mais participativos e saudáveis na comunidade, que é o que nos preocupa".

As sessões de esclarecimento duraram toda a semana e tiveram lugar no 16º piso da Torre Lidador.