Combater dois males de uma só vez

0
73

Um é a obesidade e o outro é a solidão. São dois males que afectam a população sénior do concelho e não só. Em Pedrouços, já há números que fazem transparecer as carências da população mais envelhecida, depois de um inquérito realizado no ano passado aos utentes da Unidade de Saúde de Pedrouços. Pelo menos 17 por cento dos idosos inscritos na Unidade de Saúde Familiar de Pedrouços vivem em solidão. Em relação à obesidade, a percentagem é maior. Estima-se que 36 por cento da população de idade mais avançada dos utentes da unidade de saúde desta freguesia maiata sofram de excesso de peso. Para contrariar estas tendências negativas, nasceu o "Encontro da Saúde", iniciativa que vai ter lugar na sede da Junta de Freguesia de Pedrouços já a partir de amanhã e até domingo.

Este encontro pretende melhorar a qualidade de vida da população mais idosa da freguesia e pretende unir todos os parceiros sociais da freguesia no suporte emocional, social e material aos que mais precisam. Do programa deste encontro faz parte a iniciativa "Dar saúde à vida", que inclui projectos de intervenção no combate à solidão dos mais velhos e pretende dar ao público-alvo algumas sugestões de actividades que podem ser desenvolvidas por um grupo multidisciplinar. E porque a saúde também é uma preocupação da Unidade de Saúde, vai ser possível aos mais velhos obter uma consulta de combate à obesidade, sedentarismo e promoção de uma alimentação saudável.

Para além da sensibilização e informação disponibilizada aos mais velhos, vão ser instaladas na Junta de Freguesia de Pedrouços bancas com a roda dos alimentos, gabinetes de podologia, de rastreio à audição e à visão, avaliação de tensão arterial, diabetes e índice de massa corporal.

A sessão solene de abertura do "Encontro da Saúde" terá lugar na Junta de Freguesia de Pedrouços, pelas 10h00 de amanhã.