Comemorações dos 500 anos do Foral da Maia a 14 e 15 de dezembro

0
347

Os dias 14 e 15 de dezembro será dedicado ao Foral da Maia e à comemoração dos seus 500 anos.

De manhã, pelas 10h30, terá lugar nos Paços do Concelho uma Conferência sobre “Forais Manuelinos do Porto e seu Termo”, pelo Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Silva e o lançamento do livro “O Foral da Maia”.

Depois, às 21h30, mas no Grande Auditório do Fórum da Maia, será a vez das celebrações assumirem um caráter mais cultural com o Concerto de Gala comemorativo desta efeméride importante para a fundação maiata.

Sob a direção do Maestro Fernando Marinho, a Orquestra do Norte interpretará, além da 7ª Sinfonia de L. V. Beethoven, a Abertura 1519, Maia Rurália, Maia Urbanitas 2019 e Ousamos Sonhar, obras do compositor maiato Victor Sampaio Dias, que serão estreadas neste concerto.

No elenco do concerto tomam ainda parte Ana Barros, soprano, Jaime Correia, gaita de foles e o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura e integra-se na vasta programação cultural e artística que assinala a outorga do Foral da Maia, a 15 de Dezembro de 1519, pelo Rei D. Manuel I.
O concerto terá entrada gratuita.

No dia 15, domingo, pelas 10h30, o Salão Nobre da Câmara da Maia recebe a sessão solene das comemorações dos 500 anos do Foral da Maia.