Comissões de utentes protestam contra novo pórtico na A28

0
131
Foto de Arquivo
- Publicidade -

A instalação de um novo pórtico na A28, depois do nó do aeroporto, é uma das conclusões de um estudo apresentado pelas autarquias do Porto, Maia e Matosinhos, com o objetivo de retirar 2 mil camiões por dia da Via de Cintura Interna.

A medida já foi contestada por José Rui Ferreira, da Comissão de Utentes da A28, que defende que o caminho devia ser o inverso.

Ferreira disse à TSF que “o que cada vez devia ganhar mais atualidade era considerar a existência de portagens nas ex-SCUT, quer devido aos encargos quer por motivos ambientais. Há evidências de que em termos ambientais os tráfego nas ex-SCUT ao desviar para estradas nacionais só tem tido inconvenientes. Esse não é o caminho, o caminho deve ser o contrário e gradualmente ir eliminando os pórticos ou reduzir o preço das portagens até acabar com isto.”

O porta-voz da comissão de utentes da A28 admite que a contestação regresse. “Vai sempre depender de as pessoas acreditarem ou não que a decisão é reversível”.

Tendo em conta a situação de crise económica e social que se vive, além da crise sanitária, José Rui Ferreira entende que esta “é mesmo uma muito má notícia”.

O “Movimento A28 Sem Portagens” também estranha a notícia da criação de um novo pórtico, sendo que Daniel Pedro contesta que esta não é a solução para retirar os pesados da VCI.
“É o único sítio do país – do que conheço – em que um acesso à autoestrada tem portagens”, sublinhou à TSF, acrescentando que não acredita que os camiões “deixem a VCI” para utilizar o pórtico da A28.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que participou de uma reunião com o secretário de Estado e os autarcas do Porto e Maia, afirma que “não foi tomada nenhuma decisão relativamente à possibilidade de colocar ou eliminar pórticos”. Da reunião saiu, sim, a decisão de “tomar medidas imediatas e simbólicas na VCI”.
A autarca também acrescenta que será contra a instalação dum pórtico dentro do concelho.

- Publicidade -