“Compromissum” vai ser Banco do Voluntariado na Maia

0
302
- Publicidade -

Depois de 100 bancos de voluntariado implementados pelo país, a Câmara da Maia vai avançar com esta estrutura, que pretende estabelecer a ponte entre pessoas que doam o seu tempo para ajudar os outros e instituições que precisam de um apoio extra. O Banco Local de Voluntariado está em fase de implementação e chama-se ‘Compromissum’.

A coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), Elisa Borges, deslocou-se à Maia para explicar a representantes de várias instituições de solidariedade social como funciona um Banco Local de Voluntariado e as condições para a sua implementação. Uma das condicionantes de base é a existência de “uma entidade de enquadramento, que garanta o funcionamento do banco”.

Elisa Borges explicou que a entidade tem que ser uma pessoa colectiva de direito público ou de direito privado. No primeiro caso, “só as câmaras municipais podem assumir-se como entidades de enquadramento, enquanto que, no segundo caso, podem ser IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Misericórdias”.

Voluntariado

Embora tenha sido criada uma comissão nacional para implementar os bancos de voluntariado pelo país, é necessário haver um elo de ligação na implementação local, já que a entidade de enquadramento, neste caso da Maia, a Câmara Municipal, conhece melhor a realidade do concelho.

A “responsabilidade” e o “compromisso” são características fundamentais do perfil de quem vai aderir a um banco de voluntariado. Elisa Borges sublinhou que “o voluntário tem que obedecer ao perfil já legislado e assumir um compromisso do número de horas e em que circunstâncias vai poder colaborar com as organizações aderentes”. Por outro lado, as organizações nunca poderão substituir um profissional por um ou mais voluntários.

A coordenadora da CNPV refere que a actividade de voluntariado assume uma importância de tal ordem a nível nacional, ao ponto de o trabalho dos voluntários (caso fosse remunerado) significar 1 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

- Publicidade -