Conheces o conheces?

0
95

O pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia realizou, entre segunda e quarta-feira da passada semana, a edição Férias de Natal 2009 do programa “Conheces?”, uma acção especialmente destinada aos jovens utentes das Lojas da Juventude. Para estas férias de Natal foram organizados dois programas diferentes, à semelhança do que já acontece desde que as Lojas da Juventude do concelho abriram portas. E o "Conheces?" não se resume ao Natal: acontece também noutras pausas escolares, como é o caso da Páscoa e do Verão.

 

Três dias, dois programas diferentes. Os frequentadores das lojas de Gemunde e S. Pedro Fins visitaram, na passada terça-feira, o Complexo Municipal da Casa do Alto e realizaram um jogo de futebol no pavilhão de Sangemil, embora o jogo estivesse marcado para o campo de Cutamas. O tempo obrigou à mudança e também afectou o resto das actividades. Em dias diferentes, os jovens de Vermoim, S. Pedro de Avioso e Vila Nova da Telha foram presenteados com uma visita ao Aeródromo de Vilar da Luz e tiveram uma acção de formação no âmbito da prevenção rodoviária, além de uma visita aos aviões do aeródromo.

O tempo foi "inimigo" da edição deste ano do "Conheces?". Estava prevista uma pequena aula prática dedicada à prevenção rodoviária, num também pequeno circuito existente no aeródromo de Vilar de Luz, mas a ameaça de chuva fez com que os pequenos utentes das lojas de juventude ficassem "debaixo de tecto". Também abrigados estavam os aviões dentro dos hangares do aeródromo, que os utentes das lojas de juventude maiatas tiveram oportunidade de visitar. Além disso, os mais jovens visitaram também a escola de pára-quedismo do aeródromo. Actividade que, considera Carlos Frazão, "não é adequada à idade dos que aqui estão, já que é só para maiores de 16", mas "a sessão que a escola de pára-quedismo faz está muito bem-feita, é interessante". E porque não puderam praticar, os utentes das lojas de juventude limitaram-se a ver os pára-quedas e aprender, na teoria, como se faz pára-quedismo, mas sem sair do chão.

A acção teve também como objectivo dar a conhecer aos jovens os monumentos e locais de interesse do concelho da Maia e é também uma maneira de aproveitar as férias escolares. A Maia é um concelho de dimensões consideráveis e isso faz com que os mais jovens não conheçam, por vezes, a totalidade da Maia e os seus pontos de interesse. O coordenador das actividades, Carlos Frazão, considera que "os jovens das lojas de juventude estão muito focalizados nas suas áreas de residência". Assim sendo, "a ideia é proporcionar aos jovens a possibilidade de conhecerem o seu concelho que se calhar por mote próprio não visitavam". Durante os três dias de actividades participaram no programa “Conheces?” cerca de 80 jovens utentes das cinco Lojas da Juventude da Maia.