Crianças “Descobrem a Europa”

0
145

“Em que país ficam as Pontes de Praga?”, “Onde nasceu Boris Becker?”, “Qual dos países não aderiu à União Europeia em 1995?”, “De que país é a cantora Enya e o vocalista dos U2?”, “Dia 7 de Junho vão votar para?” e “Qual o espaço de tempo entre duas eleições europeias?” foram apenas algumas das questões com que foram confrontados os “Pequenos Lidadores” da Maia no concurso “Conhecer a Europa”, que decorreu no sábado, no Auditório Venepor.

A Europa foi o tema escolhido para a acção de final do ano lectivo do primeiro ciclo do ensino básico. Em vésperas das eleições para o Parlamento Europeu, já a 7 de Junho, e poucos dias após o Dia da Europa. “Para ver se os mais pequenos ficam a saber mais um bocadinho dessa coisa que alguns pais acham tão confusa, que é a Europa, e como funciona”, explicou Orlando Leal, responsável pela área de informática das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), na Câmara Municipal da Maia.

A este propósito, também o presidente da autarquia, Bragança Fernandes, a quem coube fazer as primeiras perguntas do concurso, considerou que o público não está suficientemente informado sobre as eleições europeias e a União Europeia (UE) em geral:

[audio:EUROPA_BF.mp3]

Voltando ao concurso, envolveu os alunos do primeiro ciclo do ensino básico. No concurso participaram  cerca de 160 crianças, a maioria do 4º ano de escolaridade, agrupadas em 40 equipas. Tiveram de responder a cerca de 300 questões diferentes.

Os conteúdos já tinham sido abordados na escola, ao longo do último mês e meio, tendo sido adaptados aos meios disponíveis no concurso, explicou Orlando Leal:

[audio:ORLANDO.mp3]

Apareceram no Auditório Venepor como representantes de um determinado país da UE e não como simples representantes das escolas que frequentam.

Além do concurso, esta iniciativa “Pequenos Lidadores- Descobrem a Europa” inclui a realização de uma exposição, no sábado, no Estádio Municipal Doutor Vieira de Carvalho, onde serão reunidos os melhores trabalhos do concurso de desenho em computador, realizado nas aulas de informática. Também no dia 30 de Maio, a partir das 9h30, no mesmo estádio municipal, vão desenrolar-se actividades relacionadas com as AEC (Música, Informática, Inglês, Expressões e Actividade Física).

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição de sexta-feira de Primeira Mão)