O pequeno Vasco Sousa tem 9 anos e arrebatou o público e os jurados do Concurso Portugal Got Talent, na RTP. A nova temporada do programa estreou no domingo, dia 19, e o menino da Maia foi dançar recolhendo a simpatia de todos e passando à fase seguinte.

Vasco Sousa é natural da Maia e começou a dançar aos quatro anos. Já aos sete anos, o jovem queria ter participado no programa de talentos, mas tal não foi possível porque a doença trocou-lhe as voltas e adiou-lhe o sonho.

Vasco Sousa está muito convicto agora do que quer do programa – mostrar o seu talento e divertir-se. O problema de saúde está ultrapassado, garantiu a família. Em declarações a mãe revelou que o pequeno dançarino “teve um problema de saúde”. O próprio Vasco afirmou à Revista Nova Gente que teve “um tumor à beira do pulmão”, mas que agora está bem e faz “tudo normal. Por causa deste susto eu não vim ao Got Talent, mas agora estou aqui”, contou, com o entusiasmo no olhar.

O brilho nos olhos de Vasco Sousa eram bem notório e pode ser visto nas redes sociais, pois o Portugal Got Talent divulgou o vídeo. A cena que está a fazer mais sucesso é aquela em que o jurado Manuel Moura dos Santos pede ao menino o seu boné, após o número de dança, e, sem hesitar, o pequeno Vasco estende-lhe o boné.

Vasco Sousa admitiu que, antes do programa, tinha um certo “medo do velhinho”, referindo-se a Manuel Moura dos Santos, e que a expectativa maior era para conhecer o Pedro Tochas, outro elemento do júri, que avalia os concorrentes. O menino da Maia acabou por agradar aos quatro elementos e ao vasto público presente no Centro Cultural de Belém, que o aplaudiu vivamente.

«Eu sinto que hoje vi uma estrela a nascer aqui»

À medida que Vasco foi dançando Hip Hop, os jurados ficaram ao rubro e os aplausos do público foram mais entusiastas. Foi então que, na sua intervenção, Manuel Moura dos Santos afirmou: «Vasco, tens cá um ritmo. Dás-me o teu boné?» e logo subiu ao palco para receber o presente e dar um beijo ao concorrente.

Seguiu-se o comentário de Pedro Tochas já num ambiente emotivo: «Eu sinto que hoje vi uma estrela a nascer aqui. Tu demoliste o CCB», comentou Tochas. As juradas Cuca Roseta e Sofia Escobar ficaram igualmente enternecidas com este prodígio da dança.

«Feliz e orgulhoso» de si, assim se descreveu no final. E com quatro «sim» passou à próxima fase. Nos bastidores, Vasco Sousa acabou por se emocionar e não conteve as lágrimas. Um dos seus sonhos já estava cumprido.