Crianças entram em contacto com noções de sustentabilidade através de ações lúdicas

0
258
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Imagem de Arquivo

Com o objetivo de sensibilizar as crianças maiatas para os temas da sustentabilidade, a Câmara Municipal da Maia disponibiliza materiais lúdico-pedagógicos para utilização livre.

Assim, as crianças entre os 3 e os 5 anos podem descarregar materiais para utilizar gratuitamente: grafismos, labirintos e livros para colorir, sopas de letras e outros desafios (para crianças entre os 6 e os 10 anos). Podem ser descarregados em https://bit.ly/2PYeBMR.

É uma atividade que se realiza ao abrigo do prosseguimento por parte da autarquia da Maia dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 aprovada pela Organização das Nações Unidas em 25 de Setembro de 2015.

OS ODS apresentam três dimensões: social, económica e ambiental. O pelouro de Relações Internacionais e Cooperação, dirigido pelo vereador Paulo Ramalho, tem vindo a desenvolver ações conjuntas em articulação com o Departamento de Educação, com o propósito de divulgação e sensibilização para a agenda de promoção e implementação dos ODS.

Começar pelas crianças é fundamental

Esta nova agenda para o desenvolvimento sustentável, assente em Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parceiras e Paz, é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, combater as desigualdades, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Paulo Ramalho afirmou ao Primeira Mão que o trabalho junto das crianças é fundamental, dado que, “se forem orientadas dentro deste ambiente de partilha de responsabilidades e dos seus recursos, com o objetivo de se construir um mundo menos desigual, em adultos, terão esses ensinamentos na sua cabeça e terão outra disponibilidade para encarar estes problemas e contribuir para a melhoria do mundo”.