Crianças na web

0
166

Cada vez mais, e cada vez mais cedo, as crianças utilizam o computador e navegam na Internet. E são também cada vez em maior número os portais criados especialmente para elas. Uns genéricos e outros temáticos. Sejam de jogos, actividades lúdicas, personagens infantis, brinquedos, canais de televisão, apoio ao estudo ou mesmo saúde.

A propósito do Dia Mundial da Criança, que hoje se assinala em vários locais, PRIMEIRA MÃO navegou por este universo da rede das redes e encontrou um directório muito abrangente no Portal dos Sites. Basta clicar no link “criança” e há muito por onde escolher. Seja para as próprias crianças acederem ou até para os respectivos pais encontrarem informação sobre o universo, muitas vezes enigmático, dos mais pequenos.

Nos portais exclusivamente infantis, centra-mo-nos aqui nos portugueses. Da Porto Editora, são diversos os sites para crianças. Como o Sítio dos Miúdos, Jogos da Sabedoria, Mini Click, Planeta Click, Super Click, Brincar & Aprender, Giggle, Galeria ou Passatempos.

Somam-se os portais Sapo Kids, Catraios, Cidade da Malta, Clube do Pautas, Fulanitos, Júnior TE, Malta Online, Mundo da Criança e Castelo Andante. Mas não só.

A universos tão variados como os dos economistas, músicos, mulheres, jornalistas, desportistas, médicos, astrónomos, juristas, turistas, cinéfilos, informáticos ou do gourmet, o site eusou.com criou o “eu sou criança”. Reúne informação sobre portais infantis – nacionais e internacionais – sobre jogos educativos e outros, canais de televisão infantis, personagens do universo infantil, brinquedos, lojas para os mais pequenos, mobiliário e decoração, material para bebés, roupa infantil, weblogs, parques de diversões, parques – temáticos e educacionais – colónias de férias, catering e festas, nutrição e saúde infantil e muito mais.

Antes de ter uma criança…

Tudo isto quando já se tem uma criança. E antes? Para ajudar os pais, já que “a decisão de ter uma criança é uma das mais importantes na vida de um homem e de uma mulher”, nasceu recentemente em Portugal o balcão “Vamos ter uma Criança”, que reúne cerca de 121 serviços, dependentes de seis diferentes ministérios.

De acordo com o Portal do Cidadão, este balcão “Vamos ter uma Criança” reúne “informação e serviços pertinentes, que poderão esclarecer dúvidas e apoiá-los na tomada de decisões, desde o momento em que planeiam a gravidez, passando pela preparação do parto e da chegada do bebé, até ao nascimento e todas as mudanças associadas a este acontecimento”.

Vamos ter uma Criança” nasceu no âmbito do Simplex – Programa de Simplificação e Modernização Administrativa e legislativa e já está a funcionar nas lojas do cidadão de Santo Tirso, Penafiel, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Esmoriz, Faro e Odivelas. Mas também acessível através do Portal do Cidadão ou do número de telefone 707 214 107.

Marta Costa