Cruz Vermelha dá continuidade ao apoio à vítima após aprovação da candidatura ao Projeto ‘Renascer e Valorizar’

0
328

A Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação da Maia dá início ao Projeto “Renascer e Valorizar”, aprovado pelo POISE, no sentido de dar continuidade ao Gabinete de Apoio à Vitima de Violência Doméstica.

A Delegação maiata viu aprovada a candidatura apresentada até 6 de março em parceria com a congénere da Póvoa de Varzim. As duas delegações da Cruz Vermelha juntaram sinergias e propuseram uma candidatura para prestar apoio às vítimas dos concelhos da sua abrangência – Maia e Póvoa de Varzim – e ainda do de Vila do Conde.

As duas delegações da Cruz Vermelha, Maia e Póvoa de Varzim, já possuíam gabinetes de apoio às vítimas em geral, mas desenvolviam o seu trabalho sem apoio financeiro, como explicou ao Primeira Mão o presidente da Cruz Vermelha da Maia.

José Ferreira acrescenta que, através deste programa de apoio às vítimas de violência doméstica, “podemos continuar o nosso trabalho com mais alguma ajuda”.

O representante da delegação maiata explicou ao Primeira Mão que as duas delegações resolveram unir-se para apresentar uma candidatura com maior consistência e “com maiores hipóteses de aprovação por reunir sinergias para abranger três concelhos”.

O território de Vila do Conde será dividido pelas duas delegações, que na totalidade constituirá um público-alvo de quase 280 mil habitantes.
Além dos gabinetes fixos já existentes e com possibilidade de melhoria, nomeadamente no reforço de recursos humanos especializados, a candidatura prevê também o atendimento itinerante.

Com este Gabinete, pretende-se ter permanentemente no espaço da Cruz Vermelha técnicos e especializados na matéria, assegurando apoio imediato a todas as solicitações, efetuando o devido acompanhamento e descentralizando este apoio às freguesias mais limítrofes e isoladas do concelho.
Esta estrutura irá funcionar de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00, sendo o local da realização de atendimentos na Maia, na delegação da Cruz Vermelha local, situada na rua da Lage. O contacto é 229 411 221.