CuidaCarinhos promete “amar” utentes seniores

0
924

Foi no dia de Nossa Senhora da Assunção que foi inaugurada a residência sénior CuidaCarinhos. Situada em Nogueira da Maia, trata-se de um espaço diferente, que aposta na qualidade dos seus serviços e instalações, num ambiente familiar. “Este é um espaço onde nós vamos amar aquilo que fazemos, vamos amar quem cá está e queremos que vocês também amem este projecto”, referiu Mariana Cruz, enfermeira e directora técnica, na cerimónia de inauguração da residência sénior.

Com cerca de 1300 m2, está dotada de 20 suites, e espaços verdes. Tem capacidade para acolher 30 utentes em residência e 10 utentes em centro de dia. Trata-se de um investimento totalmente privado, que apostou num ambiente “distinto e familiar” – a proprietária do edifício é, inclusive, utente da residência sénior. O edifício, composto por três pisos, um dos quais abaixo da cota, foi construída no alinhamento da habitação da família de Mariana Cruz. Ambas as casas estão ligadas pelo interior, não existindo qualquer barreira.

“Fizemos uma aposta muito grande a nível de um espaço diferente. Não só um espaço acolhedor, com todo o luxo que podemos dar, mas também em termos de cuidados pessoais. Vamos apostar na humanização dos nossos cuidados”, sublinhava a directora técnica. Na área do bem-estar, os residentes vão ter ainda a possibilidade de desfrutar de sessões de Reiki e de sessões de terapia nas mais diversas áreas. “Trazer o Reiki para uma instituição desta envergadura é inovador. É uma das nossas apostas, para além de um protocolo com a Felicity que nos dará apoio na terapia ocupacional, terapia da fala, psicologia, reabilitação física. Todos os utentes terão acesso a estes cuidados”, adiantou Mariana Cruz, momentos antes da inauguração oficial da residência sénior. “Essa qualidade estará acessível a toda a gente. É feita uma avaliação desde o início. Vamos tentar, sempre, trazer o melhor de acordo com as necessidades de cada um”.

A criação de uma residência sénior foi a concretização de um sonho de Mariana Cruz, tornado possível com a cedência do terreno contíguo à casa da avó. Um projecto que envolveu toda a família da jovem enfermeira. “É um espaço em que colocamos aqui muito amor. Como prova disso, a minha avó continua cá. Esta é a casa dela, e portanto, queremos trazer este espírito de família para toda a gente que vier para cá”, salientou.

Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia esteve presente na inauguração da nova residência sénior, “uma das melhores da área metropolitana”, elogiou. Aproveitou ainda para congratular a família Cruz pela concretização do projecto, num concelho que dá especial atenção aos mais idosos. “Neste caso, vale a pena ser idoso”, concluiu o autarca.
A abertura oficial da residência sénior CuidaCarinhos está marcada para 1 de Setembro, As inscrições já estão abertas.

Fernanda Alves