Dentistas do Bem analisam 500 jovens no Porto com apoio da Câmara da Maia

0
21

A Turma do Bem é uma organização não governamental nascida no Brasil em 1995 e que leva a vários países o projecto Dentistas do Bem.

Este sábado durante todo o dia, o Porto recebe 20 dentistas voluntários desta instituição em colaboração com a Fundação EDP. A iniciativa tem lugar na sede da EDP no Porto. Das 10h às 16h será feita uma mega triagem gratuita para estudantes dos 11 aos 17 anos. Cerca de 500 jovens serão analisados para depois serem seleccionados para receberem o tratamento odontológico gratuito até aos 18 anos.

Os Dentistas do Bem, projecto fundado pelo dentista Fábio Bibancos, estão espalhados pelo Brasil, Portugal e 10 países da América Latina, num total de 11 mil profissionais.

Aqui em Portugal já existem 280 profissionais que prestam voluntariado, como explicou o director geral do projecto, Ricardo Corrêa, que pretende conquistar ainda mais terreno nesta região. A coordenadora do Projecto no Porto, Madalena Penha, afirma que há muitas carências nesta região, por isso a organização desta triagem também é uma sensibilização para que mais profissionais adiram ao projecto. No Grande Porto, estão sediados 35 dos dentistas voluntários.

Madalena Penha tem contado com apoios das Câmaras do distrito, sendo o caso dos municípios da Maia e de Matosinhos, que se tornaram parceiros.

O lema dos Dentistas do Bem é Partilhar. E assim, depois do diagnóstico aos jovens terminar, às 16h00, o administrador delegado da Fundação EDP e o fundador da ONG Turma do BEM vão apresentar à classe médica um documentário com o trabalho já realizado em Portugal, mostrando a história de Alicia.

O dia termina com uma festa na discoteca Twins que entra na onda solidária doando 1 euro para os Dentistas do Bem.