Desafio da gravidez em pandemia

0
129
foto Pexels
- Publicidade -

A gravidez é uma fase em que as mulheres se concentram nelas próprias e no bebé que vem a caminho. Mas para estas gestantes, a situação foi atípica e tiveram de focalizar atenções num vírus invisível.

Catarina Rodrigues que o filho ou filha nasça saudável

Catarina Rodrigues é uma jovem maiata e descobriu que estava grávida em dezembro de 2020. Quase a entrar no quinto mês de gestação, Catarina sente-se positiva com a situação. Até à data, considera que a sua “condição” não está a ser desvalorizada pelos profissionais de saúde, pois “têm-me prestado todo o auxílio de que necessito”. Ainda que “com cuidados mais específicos”, a grávida em pandemia afirma que tudo “tem corrido bem”.

Em conversa com o Primeira Mão, Catarina confessa ter sentido “dores muito fortes nas costas” há umas semanas atrás. A preocupação levou-a ao hospital, onde rapidamente “fizeram uma ecografia e tentaram perceber se o bebé se encontrava bem”. Inclusive, “não me colocaram junto do resto das pessoas” para prevenir um possível contágio. “Trataram-me mesmo muito bem”, acrescenta.

Apesar da serenidade perspetivada pelos seus 22 anos, Catarina admite sentir-se um pouco receosa em tempos pandémicos. “Estando grávida tenho sempre mais medo, porque pode passar para o bebé ou levar a alguma complicação”. Catarina vai sempre “sozinha a todas as consultas e ecografias” e a impossibilidade de levar acompanhantes “foi-me logo informada desde o início”. Contudo, “a médica que me tem acompanhado tem-me passado tranquilidade e eu tento encarar as coisas de forma mais positiva”.

Para além dos cuidados básicos do uso do “álcool gel a toda a hora” e utilização de proteção facial, Catarina refere que, nas visitas ao hospital e lugares mais propícios a contágios, usa “sempre duas máscaras”, observando atentamente e certificando-se de que “desinfetam tudo”.

Para esta grávida em pandemia, só falta saber o sexo da criança que carrega e que tanto anseia ter nos braços. Os preparativos desta jornada já começaram e Catarina deseja que o seu bebé chegue saudável a este mundo em convulsão.

- Publicidade -