Desconfinamento de 14 de junho antecipado para hoje

0
220
Foto: A. Santos
- Publicidade -

 

O Governo tinha apontado para 14 de junho a próxima fase de desconfinamento do país, mas, afinal, as novas regras comunicadas pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, entraram já hoje em vigor, segundo uma resolução publicada em “Diário da República”.

Até ao passado dia 7 de junho, apenas 1.739 cidadãos tinham indicado ter feito um autoteste À Covid19 no portal público, disponibilizado para o efeito desde o dia 20 de maio. De acordo com os dados fornecidos pelos SPMS, destes 1.739 registos, 156 terão tido um resultado positivo e 24 foram inconclusivos. Os dados mostram também que 1.491 indicaram ter realizado um autoteste.

Já os profissionais que trabalham nos centros de saúde defendem uma maior articulação com os hospitais e até com instituições privadas de saúde para aliviar os cuidados primários das tarefas Covid-19, que continuam a dificultar o seguimento dos restantes utentes.

Entretanto, Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais casos de Covid-19 em Portugal. Segundo a DGS, há 9 surtos na região. Estão relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais. O aumento de casos está já a ter reflexos nos internamentos hospitalares. O Hospital Curry Cabral é já exemplo disso. O diretor do Serviço de Infecciologia, Fernando Maltez, dá conta de um internamento médio de cinco pessoas por dia.

- Publicidade -