Desmantelada rede de tráfico com ligações à Maia após investigação de dois anos

0
372
Foto GNR Porto

O Comando Territorial da GNR do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Nova de Gaia, ontem, dia 6 de janeiro, deteve oito homens com idades compreendidas entre os 29 e os 51 anos por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Maia, Espinho e Valongo.

«No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que teve a duração de cerca de dois anos, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que culminaram na detenção dos oito suspeitos e no desmantelamento de uma rede de tráfico de droga que operava em várias localidades daqueles concelhos», informa a PSP em nota de imprensa.

Na sequência da ação, foram efetuadas 11 buscas domiciliárias e uma em estabelecimento de restauração e bebidas. Foram apreendidos: 392 quilos de folhas de tabaco moído; 47.600 cigarros; 10.408 quilos de haxixe; 143 doses de liamba; Quatro veículos; Nove telemóveis; Três balanças; Duas armas de ar comprimido; Um revólver; Uma soqueira; Uma máquina de jogo ilegal; 10.480 euros em dinheiro.

Além do material apreendido, foi elaborado um auto de notícia por crime de introdução fraudulenta no consumo, no valor de 76.800 euros, e ainda um auto de contraordenação respeitante a bebidas alcoólicas.

Os detidos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, vão ser presentes a primeiro interrogatório hoje, dia 7 de janeiro, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para aplicação das medidas de coação.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).