Dia da Criança sem sal

0
110

Foi uma merenda em ponto grande, mas o teor de sal do pão era pequeno. No Dia da Criança, comemorado a 1 de Junho, o Complexo de Ténis da Maia foi um dos locais escolhidos pela Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte (AIPAN) e 25 empresas de panificação para a comemoração da data e distribuição do novo "Pão Vida", um tipo de pão com menos sal e, por isso, mais saudável.

Ao todo, o Pão Vida chegou, na passada segunda-feira, a cerca de 50 mil crianças do norte do país. Na Maia, eram cerca de 500. A iniciativa visou criar um estilo de vida saudável para todas as crianças maiatas. Através de um protocolo com a AIPAN e a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, foi servida uma grande merenda em que o Pão Vida foi o alimento principal. Com este novo tipo de pão, o sal no organismo é reduzido, o que permite a prevenção de doenças cardiovasculares. Para Nogueira dos Santos, vereador da Acção Social da Câmara Municipal da Maia, o objectivo a longo prazo é "reduzir o índice de mortalidade da população maiata". Para o autarca, "as crianças são um porta-voz dentro da família", o que ajuda à disseminação da mensagem que se quer veicular, "no sentido da melhoria da alimentação familiar e dos índices de qualidade de vida das pessoas".

Veja o Vídeo:

 

No final de 2007, esteve em estudo uma possível regulação do teor do sal na comida. O responsável pela AIPAN, António Fontes, não defende a necessidade de regular o sector da alimentação, e aposta na sensibilização, educação e cultura alimentar. "Todos nós temos um papel e uma intervenção para adoptar uma alimentação saudável, e quando me falam em regulamentação, acho que ainda não temos as estruturas para que isso aconteça". Para António Fontes, a aposta é na divulgação de novas formas de alimentação. Agora é altura de "aproveitar os conhecimentos que vão sendo adquiridos, e partilhar esses conhecimentos com a população".

Depois da merenda sem sal, a importância da actividade física. Algumas das 500 crianças que participaram na iniciativa rumaram aos courts de ténis do complexo para fazer exercício físico.