Dia da Doença de Parkinson promovido pela Delegação Distrital sediada na Maia

0
248
- Publicidade -

O Dia Mundial da Doença de Parkinson é assinalado a 11 de abril, sendo que a delegação distrital da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com sede em Águas Santas, promove a comemoração da data este sábado, dia 14, em parceria com a Universidade Católica (UC) do Porto.
Uma tarde de conferências sobre a doença é o que está agendado para o Auditório Carvalho Guerra da UC, na Rua Diogo Botelho, junto à Foz do Douro, no Porto.

A partir das 15h00, acontece a sessão de abertura, que contempla: cumprimentos aos presentes, apresentação da doença de Parkinson – testemunho de Joana Mesquita, doente e dirigente da delegação Norte da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk).

Pelas 16h00, Rosa Carla Silva, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto apresenta a conferência acerca da “Deterioração Cognitiva nos Doentes com Parkinson – Benefícios da estimulação cognitiva”.

Para as 17h00 está agendada a conferência sobre “O cuidador informal da pessoa idosa com Parkinson”, por Tânia Costa, média do Instituto de Ciências da UC.
O encerramento destas comemorações está previsto para as 16h00.

Doença neurodegenerativa

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum a nível mundial (depois da Doença de Alzheimer) e afeta perto de 20 mil portugueses. Esta doença do movimento tem uma sintomatologia alargada e que varia muito entre os doentes, mas estão identificados quatro sintomas motores muito comuns: lentidão dos movimentos, rigidez muscular, tremor e alterações da postura.

A maioria dos diagnósticos é mais frequente depois dos 55 anos, sendo 20% dos casos detetados antes dos 50 anos. Em Portugal estimam-se que existam 18/20 mil doentes.

- Publicidade -