Dia do Pai: Da argila aos presentes caros

0
12

Não há muita história que se possa contar em relação ao nascimento do Dia do Pai. Melhor, até poderá haver mas pouco sobrou dos tempos da velha Babilónia para os nossos dias. Sabe-se que, certo dia, um jovem, de nome Elmesu, decidiu gravar em argila uma mensagem para o pai. Foi há cerca de 4000 anos atrás. Elmesu desejava ao pai boa saúde e uma longa vida. Esta é a primeira mensagem do género que se conhece. Foi encontrada nas ruínas de Babilónia, o histórico império que um dia se ergueu no território onde hoje é o Iraque. Ninguém sabe o que aconteceu a Elmesu ou ao seu pai.

Daí que o tradicional postal, mais ou menos ilustrado, seja uma das mais tradicionais lembranças deste dia. Rapazes e raparigas, filhos do vosso pai, dar um postal fica sempre bem.
Claro que se a oferta integrar outro tipo de presentes, também não vem mal ao mundo e, por certo, o papá vai gostar. Por exemplo, que tal um dia, ou pelo menos umas horas, num spa? Será sempre recebido com agrado. Seja uma massagem, uma sauna, ou o complemento de várias actividades. Convém recordar que os homens também são vaidosos.
As flores são mais coisa de mulher mas os chocolates, esses, adoçam qualquer boca. Por isso, uma caixa de chocolates, com ou sem mensagem específica, é uma óptima sugestão. A par de um almoço ou jantar de gerações. Convide o seu pai e o pai dele para uma refeição de gerações. A três. A conversa pode andar em redor dos novos e dos velhos tempos. Não há pai e avô que resistam a um recordar outros tempos.

Oferecer um fim-de-semana fora ou a prática de uma actividade pouco comum, há diversas opções, incluindo pacotes pré-comprados, a preços acessíveis – dependendo da aventura ou do fim-de-semana fora -, de vários operadores.
Um verdadeiro adepto de futebol está sempre pronto para uma ida ao estádio, por isso veja onde joga o clube do coração ou o clube da terra, e acompanhe o pai numa peregrinação ao estádio ou ao simples ‘campo da bola’ para ver um jogo. O preço dos bilhetes anda entre os 50 e os 2,5 euros, dependendo do clube, do jogo ou do escalão.
O papá é fã das tecnologias? Pode sempre oferecer um telemóvel novo, aquele tablet que ela anda a cobiçar, um computador portátil para substituir a velha máquina de escrever. Estas já são prendas para outra gama de preços, superiores a uma vulgar gravata, desde que não seja de marca.