Dia Metropolitano dos Avós regista um número recorde de participantes

0
222
- Publicidade -

Realizou-se no dia 26 de julho o Dia Metropolitano dos Avós, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP). Este ano houve um número recorde de participantes com 7 mil avós.

A iniciativa tem como missão valorizar o papel dos avós enquanto cidadãos ativos e pretende enaltecer o trabalho desenvolvido com a comunidade sénior pelos diversos grupos e associações de voluntariado local.

Este foi o 11º ano que a AMP realizou este evento, sendo que esta edição ficou marcada por um número recorde de participantes: estiveram presentes no Europarque, em Santa Maria da Feira, perto de sete mil avós.

Emídio Sousa, presidente do Conselho Metropolitano do Porto, fez o balanço desta iniciativa: “O evento foi um sucesso e superou as nossas expetativas.

Esta iniciativa pretende ser uma resposta ao desafio do envelhecimento da população. Nós, na Área Metropolitana do Porto, queremos promover o envelhecimento ativo e pensamos que a música e a dança são formas de passar esta mensagem aos avós”. O responsável deste conselho adiantou ainda: “O Dia Metropolitano dos Avós é um convite aos mais idosos para saírem de casa e conviverem, porque a vida deve ser vivida em pleno”. 

Durante a tarde, diversos grupos musicais e artísticos atuaram no Europarque. Foi o caso dos grupos Elemento C do CIRAC; Rufus e Circus; a Orquestra de Percussão “Sempre a Bombar”; o grupo do programa Movimento e Bem Estar de Santa Maria da Feira; os Cavaquinhos da Associação “Abraçar Mais”; o grupo MD5 e o dueto Blue&White.

A grande maioria dos artistas convidados pertencem aos municípios da Área Metropolitana do Porto, sendo esta uma forma de promover e apoiar a cultura e os artistas locais.

Destaque também para a atuação envolvente do artista de música ligeira portuguesa Roberto Leal. O seu concerto alegrou os avós presentes, com êxitos que todos conheciam. Roberto Leal, também ele avô, fez um balanço da sua participação neste evento.

“As pessoas que estiveram aqui são pessoas que já passaram por diversas fases nas suas vidas. São pessoas especiais e que sabem o que querem. Saio daqui muito feliz por receber estes aplausos”.

A edição deste ano do Dia Metropolitano dos Avós teve a participação de 15 municípios da Área Metropolitana do Porto, incluindo a Maia. A comitiva de avós maiatos foi acompanhada pelo vice presidente da Câmara maiata, António Tiago.
 
 
 

- Publicidade -