Dia Mundial da Criança no Parque Aventura da Lipor (vídeo)

0
271

A Lipor acolheu, no Parque Aventura, em Ermesinde, cerca de 700 crianças para comemorarem o Dia Mundial da Criança. Ao longo da manhã, os mais novos puderam desfrutar dos parques infantil e radical e tiveram à disposição um programa recheado de iniciativas, entre as quais jogos ambientais, jogos tradicionais e insufláveis.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 700 crianças de diversas instituições do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Sendim, o Agrupamento Vallis Longus, a EB 1 de Baguim, as escolas de Pedrouços, Parada e das Enxurreiras, o Externato Camões, o Internato do Instituto Profissional do Terço e a Associação de Amigos do Padre Moura.

A Lipor já tem por hábito comemorar o Dia Mundial da Criança, no entanto, este ano, decidiram fazê-lo em moldes diferentes. De acordo com Rosa Veloso, do departamento de Educação, Comunicação e Relações Internacionais da Lipor, esta foi também uma forma de abrir o Parque Aventura, inaugurado em Setembro do ano passado, à população. “A ideia era dar a conhecer o espaço e convidar as pessoas para uma visita e para a sua utilização.

No entanto, Rosa Veloso garante que a questão ambiental não ficou esquecida neste Dia Mundial da Criança, através dos jogos ambientais que obrigavam os mais novos a separar os materiais.
O Parque Aventura foi inaugurado em Setembro de 2009 e pretende ser um espaço de promoção da actividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização, princípios que a Lipor considera serem “fundamentais para a formação integral do indivíduo”.

Para já, o Parque Aventura tem estado aberto um sábado por mês. Contudo, nos meses de Junho, Julho e Agosto vão estar abertos todos os fins-de-semana, sábado e domingo, das 09h00 às 17h30. “A população pode visitar e usufruir dos espaços, do parque infantil, do parque radical, poder dar caminhadas, nós temos também 15 bicicletas que colocamos à disposição, mas as pessoas também podem trazer as suas, e vamos fazendo actividades temáticas”, enumerou esta responsável.
A manhã no Parque Aventura, na Lipor, terminou com um lanche e uma largada de balões.

Isabel Fernandes Moreira