Distinguido pela UNESCO programa Apps For Good que premiou alunos maiatos

0
94

O Apps for Good Portugal, o programa educativo que incentiva os jovens a usar tecnologia para resolver os problemas da sociedade, foi reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o Prémio Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.

Recorde-se que no âmbito deste projeto educativo, os alunos da Escola do Levante da Maia foram premiados depois de terem concebido a Plastic Free World, uma app para a redução do uso de plástico.

O prémio foi entregue ontem pela UNESCO, no Dia Mundial do Professor, tendo a entidade reconhecido a abordagem do programa promovido pelo CDI Portugal (Centro de Cidadania Digital) para ajudar os professores a melhorar o seu desempenho, homenageando-o por ser uma iniciativa que impulsiona os princípios para a educação tecnológica e inclusiva.

Para João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, citado em comunicado, o prémio é o reconhecimento de todo o trabalho que tem vindo a ser feito, assim como do esforço, “da resiliência e da inteligência dos professores e alunos portugueses, especialmente neste momento extremamente complicado que atravessamos”.

Atualmente na sua 7ª edição, o Apps for Good Portugal já chegou a 1.133 professores portugueses e compromete-se a fazer crescer uma nova geração de jovens empreendedores sociais e tecnológicos, tudo tendo em vista a redução do fosso digital dos professores e dos alunos.

Na edição deste ano do Apps For Good Portugal foram atribuídos 11 prémios. A SandSpace, a app criada pelos jovens do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que indica os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, venceu o primeiro lugar na categoria do ensino secundário e ainda o Prémio Tecnológico atribuído pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).

Já na categoria do ensino básico, o primeiro lugar foi alcançado pela Plastic Free World, a app desenvolvida por alunos da Escola B.S. Levante da Maia que disponibiliza dicas simples e práticas para a redução do uso de plástico. A aplicação ganhou também o Prémio do Público.