A diversão das férias no Zoo da Maia

0
386
Férias no Zoo da Maia
- Publicidade -

Passar uma semana de férias entre tigres, leões, macacos ou zebras, e até de Pokemons, é muito fácil na Maia. Foi o que fizeram 150 crianças dos 6 aos 12 anos, que participaram nas colónias Férias no Zoo. Esta iniciativa é organizada, todos os anos, pela entidade que gere o Zoo da Maia, a Junta de Freguesia Cidade da Maia, dando oportunidade aos mais novos de se divertirem num convívio propício à criação de novos amigos e à aprendizagem de vários fatores que se relacionam com a vida de animais em cativeiro.
São organizados três grupos para a colónia de férias. Em cada semana, um conjunto de 50 miúdos fica a conhecer melhor o Zoo, tornando os tempos livres do verão mais criativos.

“As férias são orientadas de forma a que os meninos tenham algum contacto com os animais, que percebam o tipo de comportamento que esses animais têm em cativeiro, o tipo de alimentação que lhes é dada e aperceberem-se das diferentes realidades do que é a vida destes animais na vida selvagem e em cativeiro”, explicou Mónica Correia, responsável técnica do Zoo da Maia.

Esta incursão de veraneio dá a oportunidade às crianças de ficarem a perceber muito melhor como é o habitat, alimentação e até o ciclo de vida completo de muitos animais. Uma das atividades das férias é a visita ao centro de incubação de aves, referiu Mónica Correia, sendo que é programado o nascimento das aves para o dia da visita. Assim, “com o ovoscópio os pequenos turistas podem observar o que se passa dentro do ovo, a vida em fase embrionária, e depois podem ver como nascem as novas aves”.

Outras atividades

Também é programada uma ida ao reptilário. Muito melhor, os meninos podem visitar os bastidores desta estrutura em que ficam com a perceção de como a temperatura é fundamental, o tipo de alimentação que têm que ter e como os tratadores lidam com animais que podem morder, alguns deles de forma venenosa.

Por outro lado, há uma sensibilização dos mais novos para as ameaças que muitas das espécies presentes no Zoo da Maia sofrem no seu habitat natural. No jardim existem 150 espécies, algumas delas encontram-se em vias de extinção e os motivos são explicados às crianças.

Além dos afazeres no Zoo junto dos animais, a diversão passa pelo rali zoo paper, atividades de pintura e olaria, ateliês sobre ciências ou biologia, bem como idas à praia e a aulas de equitação, na Quinta de Santa Justa.

- Publicidade -