“Diversificar as profissões” no Rotary Águas Santas / Pedrouços

0
148

Maria Helena Sousa é a nova presidente do Rotary Club de Águas Santas / Pedrouços, o mais jovem dos distrito 1970.

Sócia fundadora do grupo, sucede no cargo a Ana Paula Lima Santos, na sequência da transmissão de tarefas ocorrida no sábado. Assume a presidência no ano rotário 2009/2010, que tem como lema “O futuro de Rotary está em suas Mãos”.

A nova missão de Maria Helena Sousa vai de encontro à sua filosofia de vida, no sentido de ajudar o próximo. Aliás, um lema que já tinha marcado a sua experiência como escuteira, mais precisamente “guia”, como eram designados os elementos femininos ligados a este movimento.

No ano passado, foi convidada por uma amiga de longa data – Ana Paula Lima Santos – para fazer parte do grupo fundador do Rotary Club de Águas Santas / Pedrouços. Não hesitou em aceitar, tendo em conta que o movimento é também “servir, é pensar nos outros antes de pensar em si”, com a vantagem de se tratar de um movimento organizado, permitindo mover esforços para situações mais concretas. E são diversas as metas já estabelecidas.

A nível internacional, Maria Helena Sousa quer que o clube rotário a que agora preside continue a contribuir para causas como o combate à poliomielite no Mundo, levar a água potável a toda a população, combater a fome e a analfabetização.

No seio da comunidade em que está inserido o clube, a intenção passa por manter e intensificar as parcerias já existentes. A educação é uma das preocupações, estando já prevista uma acção na Escola Secundária de Águas Santas, para além da atribuição de bolsas de estudo.

Ouça as declarações de Maria Helena Sousa:

[audio:MHELENA.mp3]

E para “diversificar as profissões”, é intenção do novo conselho director aumentar o número de sócios do Rotary Club de Águas Santas / Pedrouços.

Do programa do clube para este ano rotário destaca-se ainda a intenção de conseguir outras doações para Rotary International, a promoção de parcerias com outros clubes nacionais e internacionais e, no seio deste clube, “promover o companheirismo”.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição de amanhã de Primeira Mão)