Divisão Policial da Maia tem pouco mais de 200 efectivos

0
248

A Divisão Policial da Maia dispõe de 211 efectivos, distribuídos pela esquadra territorial e divisões de Intervenção, Fiscalização e Trânsito – para uma população de 199.022 pessoas, de acordo com os Censos de 2001.
Um número que fica muito aquém do desejo. Mas, diz a sub-intendente Maria dos Anjos, “não é um problema só da Maia. É geral”. “Ao nível do comando, temos um efectivo possível. Todas as esquadras têm a mesma dificuldade”, acrescenta. Sempre que necessário, é solicitado o apoio do Comando Metropolitano do Porto da PSP. Apesar das condicionantes, “acho que temos capacidade de resposta operacional”. No entanto, “gostávamos de dar mais resposta às necessidades e anseios da população”, admite a subintendente Maria dos Anjos.

Já no que se refere aos meios operacionais disponíveis, a divisão dispõe de um número de viaturas considerado “suficiente” – 22 carros patrulha, que se encontram em condições operacionais. Dispõe ainda de duas carrinhas de nove lugares (TP 9), usadas para o transporte do pessoal nas acções de fiscalização. Viaturas que já se encontram desactualizadas. “Precisávamos de viaturas mais bem equipadas. As novas TP 9 estão mais bem equipadas. Têm outros meios que permitem um trabalho mais eficaz e que permitem responder mais prontamente no terreno”, concluiu a subintendente Maria dos Anjos, da Divisão Policial da Maia da PSP.

FA