Destinada à promoção da Agenda 2030 e dos respetivos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), teve lugar no passado dia 27, a iniciativa da estrutura das Relações Internacionais da Câmara Municipal da Maia.

A ação na EB 2/3 da Maia contou com a presença de Paulo Ramalho, vice-presidente da Câmara Municipal e dirigiu-se aos alunos do 9º ano, envolvendo a disponibilização de material destinado à sensibilização para esta temática.

Os ODS fazem parte do conteúdo programático do 9º ano e foram abordados pela escola, entre outras formas, com recurso a material de sensibilização criado pela própria autarquia para o efeito, desde rol-ups lúdico-pedagógicos, exposição de cubo manipulável e espaço para votação no ODS à escolha.

Recorde-se que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelas Nações Unidas em 2015, assenta em 17 Objetivos e 169 Metas, que são identificados como “os passos necessários para a construção de um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável”.

Esta agenda para a próxima década, e que se “destina a todos os países e regiões, sejam mais ou menos desenvolvidos, pretende abranger assim, a sustentabilidade na sua dimensão social, económica e ambiental, tendo com lema: Que ninguém fique para trás”, frisou Paulo Ramalho.

Resumidamente, esta Agenda reflete o equilíbrio entre 5 Princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade, que se apresentam como Pilares de uma estratégia “Glocal”.