Empresa da Maia desenvolve plataforma para gerir deslocações aos supermercados

0
830
plataforma sos covid

A empresa Feralbyte, sediada na Maia, associou-se ao Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais para desenvolver uma plataforma que ajuda as pessoas a gerir de forma eficaz as deslocações às superfícies comerciais.

SOS Covid é uma plataforma de acesso gratuito criada pela Feralbyte, uma empresa de desenvolvimento sediada na Maia, em parceria com investigadores do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE – UPorto – ISMAI), e que pretende monitorizar o stock de bens essenciais nas superfícies comerciais do país.

De acordo com o site da Exame Informática, o objetivo da plataforma é que as pessoas possam gerir as suas visitas a estes locais de acordo com a disponibilidade dos produtos de que necessitam, decisão essencial principalmente agora durante o Estado de Emergência.

Hugo Freire, da Feralbyte, descreve que se trata de uma “plataforma colaborativa que resulta na inserção de informação de cada utilizador, que, sempre que se desloca a um supermercado, pode registar os bens existentes, ou não. Esses dados são disponibilizados automática e gratuitamente na plataforma sos-covid.com, podendo inclusivamente ser validados e atualizados por outros utilizadores e/ou responsáveis pelo supermercado”.

As entidades envolvidas pretendem continuar o desenvolvimento de novas funcionalidades e planeiam lançar em breve aplicações para Android e iOS.

Os próximos passos envolvem estender a plataforma a outros países e ao setor farmacêutico, podendo passar por adicionar a atualização de horários e funcionamento e duração prevista para acesso ao supermercado.